Transparências
Transparências
Meu depoimento
A transparência marcou muito do que fiz.
Do ponto de vista elaboração tem parentesco com o cinema e com a projeção continuada de diapositivos. Do ponto de vista expressão têm energia própria. Nas projeçõee de fotogramas a imagem que vem, o fotograma, sobrepõe-se ao que já está na tela. Sobrepõe-se por fusão, distorção, combinação ou simples substituição. Há terminologia convencionada para cada possibilidade que não vem ao caso agora.
Além de filmes, e sequências projetadas, hoje simplificadas por digitalização, ensaiei usar substituições de imagens em apresentações materializadas sem o recurso da projeção.
Em Ambiente de Confrontação, imagens minhas pintadas sobre cortinas transparentes levam um "papo” (dialogam como gostam curadores) com outras de outros artistas e com grupos que se apresentam em performance no ambiente. Neste caso a substituição não é objetiva mas subjetiva.
Em outros casos, Crise da Existência ME, ... emTE, SE; ...em TE; NÓS; Tachas, são exemplos de sobreposição de imagens por manipulação da tranparência.
Algumas outras, mais remotas, as imagens multiplicam-se por transparência e luz, como em Desenho; em OU (há um S8 com esse mesmo título); em Magnetoscópio..., todos deteriorados pelo tempo, e a versão em vidro de POESIA eVENTO.
Gabriel Borba, 2019