Receita de Arte Brasileira
Receita de Arte Brasileira
Meu Depoimento
Em Junho de 1977 a Cooperativa Geral para Assuntos da Arte, nome fictício do coletivo Mauricio Fridman + Gabriel Borba, convocou pessoas para que se manifestassem sobre a importância, melhor formato e conteúdo de uma “arte brasileira”. Cabe mencionar que, na ocasião, o assunto era recorrente.
A convocatória, que prometia redistribuir cópias do material recebido aos participantes, resultou em 13 respostas. O conjunto foi envelopado com timbre da Cooperativa e, de fato, distribuído mais largamente que prometido. Teve as respostas publicadas, uma a uma, pela Folha de São Paulo -, jornal de grande circulação- no suplemento de Artes Visuais.
Uma cópia de Receita de Arte Brasileira foi solicitada pelas curadoras Erin Aldana e Erin Sullivan Maynes para integrar a exposição Copy Art in Brasil, 1970-1990 em fins de 2017 e começos de 2018, University Galleries, University of San Diego. Uma das curadoras pensou em expor apenas uma ou outra das páginas do encarte diante d fato de os textos estarem em portugues. Consultado, respondi:
"Oh, Erin. Realmente não faz sentido mostrar apenas uma ou outra dessas coisas da Receita de Arte Brasileira. Além de tudo, é uma oportunidade para discutir alguns dos movimentos artísticos dos anos setenta, como associações falsas; declarações falsas (algumas verdadeiras) fingindo coisas sérias como na vida real. O Receita ... é um deste tipo de coisas. Cooperativa Geral para Assuntos da Arte é uma falsa associação com um nome pomposo, zombando das reais. Se você realmente precisa fazer as pessoas entenderem algumas delas, faça pequenas etiquetas com uma breve tradução. Se você selecionar e mostrar apenas um o outro desses depoimentos, você se comportará como aqueles de quem zombamos.
Gabriel"
Gabriel Borba, 2018